rp_dia-internacional-da-mulher-300x206.jpgCaras leitoras,

 Este é um momento importante para provocarmos uma reflexão sobre esta data 08 de março, e o que ela representa para nós mulheres. Com certeza este dia internacional das mulheres deve ser lembrado não somente como uma data comemorativa, ou sobre o fato histórico lamentável e desumano que o originou: As mais de 100 operárias que morreram carbonizadas  em uma  fábrica de tecidos de Nova Iorque lutando  pelos seus direitos e melhores condições de trabalho. 

Podemos dizer que de 1857, ano que marcou o episódio das operárias de Nova Iorque, até os dias atuais, a mulher vem conquistando gradativamente o seu espaço na sociedade, uma luta constante contra o preconceito e por direitos igualitários. Mas é claro que embora muitas conquistas alcançadas, como  por exemplo, o direito da mulher brasileira ao voto eleitoral e a eleição em cargos  no executivo e  legislativo que foi instituído em 24  de fevereiro de 1932; a criação da lei “ Maria da Penha” que protege  a mulher contra a violência doméstica;  além da conquista no mercado de trabalho em cargos  de expressão dentro de grandes empresas. Mesmo que este cenário seja mais favorável hoje, ainda sim, temos que “Matar um leão por dia”.  Ainda é preciso nos posicionar para sermos reconhecidas como pessoas de opinião e que podem contribuir como agente de mudança social e política. Temos que “brigar” por uma remuneração mais justa e igualitária, a diferença salarial dos cargos ocupados por mulheres em relação aos cargos ocupados por homens chega até 70% no geral. Ainda temos que lutar contra o preconceito, o machismo e a violência, a cada 5 minutos uma mulher é agredida no país.

A reflexão que eu convido a todas as leitoras e leitores, neste 08 de março de 2014  é acreditar que estamos no caminho, acreditar que a nossa história vem sendo construída entre tantas lutas e conquistas e que temos que seguir em frente e sentir o orgulho desta mulher “multi” que nos tornamos. Mulher que cuida do lar, que está no mercado de trabalho, que é esposa e mãe e tudo ao mesmo tempo. Uma mulher que está aprendendo a se reconhecer neste novo cenário e  neste novo papel dentro da sociedade no geral.

Parabéns a todas nós  mulheres !!!

comente com Facebook
compartilhe
Show Buttons
Hide Buttons