Muitas vezes desenvolvemos hábitos nocivos à nossa autoestima, e isso acaba se refletindo em diversos obstáculos em diferentes aspectos da vida. Você já parou para pensar que o fato de não ter as condições financeiras que gostaria, o emprego dos seus sonhos, os relacionamentos e amizades mais interessantes pode estar associado à forma como se relaciona consigo mesma?

As crenças que você tem de si e do mundo criam os seus hábitos, e quando você não tem uma percepção positiva das coisas, estes hábitos também podem não ser positivos, impactando na sua autoestima e gerando um ciclo destrutivo. A boa notícia é que basta mudar os seus hábitos para transformar a sua vida por completo.

Conheça agora 5 hábitos que detonam a sua autoestima e veja como modificá-los para ter uma vida mais leve e saudável.

Dar importância para que os outros dizem

Este é um dos hábitos mais comuns entre as pessoas com baixa autoestima. Não importa quem seja – família, amigos, colegas de trabalho, filhos, etc. – você não deve se pautar na opinião alheia para tomar as suas decisões. Nem todos concordam com você, nem todo mundo sabe dos seus desafios e anseios. Você não terá a aprovação de todas as pessoas que conhece. Então, evite dramas e chantagens emocionais daqueles que gostam de dar a opinião em sua vida e faça escolhas mais positivas, baseadas em seus sentimentos e princípios.

Dar desculpas

Todo mundo gosta de uma desculpa – seja por chegar atrasada, por não cumprir tarefas, ou por justificar algo que se sente capaz de fazer. Mas desculpas geram frustrações e detonam a sua autoestima. Lembre-se que as pessoas confiantes e bem sucedidas assumem o compromisso com os seus desejos e pensamentos. Você verá que para cada obstáculo na sua vida geralmente tem uma desculpa. Confie mais em si e elimine as desculpas como um hábito e saiba que neste momento – agora mesmo! – você tem tudo o que precisa para vencer desafios.

Ignorar a sua intuição

Todos temos uma vozinha interior que sabe exatamente o que é bom e o que é ruim. Mas na maioria das vezes, não ignoramos o que a nossa verdade interna está falando. Como as pessoas cada vez mais se afastam de si mesmas – o que gera diversos problemas emocionais – fica cada vez mais difícil ouvir a intuição. Faça o teste: sempre que estiver em uma situação de dúvida e de tomada de decisão em que você não sabe o que fazer, pergunte-se: “e se eu soubesse, o que faria?”. A resposta fluirá, porque estará dando vazão à sua intuição – e isso faz milagres para a sua autoestima, pois lhe dará segurança.

Descuidar da sua imagem

É certo que muitas vezes há coisas mais importantes que tirar o dia para ir ao salão de beleza ou tirar meia hora para hidratar os cabelos. Quando uma pessoa passa a descuidar de sua imagem – acreditando que isso não tem muita importância – é o primeiro sinal de que algo não vai bem com a sua autoestima. A falta de cuidado consigo também é um dos aspectos da depressão.

Por outro lado, basta um corte de cabelo, emagrecer dois quilos ou comprar uma roupa nova para você se sentir diferente. É preciso entender que você sempre será o seu melhor investimento. Manter uma rotina de cuidados pessoais faz com que você se volte a si mesma, todos os dias, criando um elo inestimável com a sua autoestima. Basta alguns minutos para se dedicar a você e cuidar da sua beleza e saúde.

Vitimismo

Não há nada mais impeditivo que se fazer de vítima. O vitimismo é quase cultural entre os brasileiros: se algo não deu certo em sua vida, é mais fácil se fazer de vítima das circunstâncias e se eximir de toda e qualquer responsabilidade. A questão é que a vida é sua, e ela é feita de escolhas pessoais. E se não deu certo, exceto quando há forças maiores que desencadeiam os eventos, a responsabilidade também é sua. A sua vida só andará quando sair da zona de conforto e largar o papel da vítima. Troque o vitimismo por força de vontade e compromisso – e não largue um objetivo até alcança-lo – por pelo menos 21 dias e veja os resultados – eles são garantidos!

Imagens: Pinterest

comente com Facebook

Você pode gostar

compartilhe
Show Buttons
Hide Buttons