Alimentos funcionaisVocê já ouviu falar dos alimentos funcionais? Além de uma garantia de saúde e equilíbrio, são os responsáveis por deixar a mulher mais bonita e bem disposta. São os alimentos que devem ser consumidos por sua função no corpo e pela necessidade de quem os come.

alimentos funcionais

Não é de hoje que os alimentos são popularmente conhecidos por oferecer benefícios específicos ao corpo e às suas funções. Todo mundo lembra, ao buscar na memória, de um alimento que faz bem para alguma demanda. Nas últimas décadas, a medicina, a nutrição e outras áreas correlatas têm se dedicado a comprovar estes benefícios à saúde. Veja agora alguns alimentos funcionais que devem fazer parte da sua dieta!

O que são os alimentos funcionais, afinal?

Os alimentos funcionais são aqueles que possuem vários efeitos benéficos ao organismo e à estética corporal, apresentando resultados estéticos, como emagrecimento, rejuvenescimento, unhas fortes e cabelos bonitos, entre outros. Além disso, em geral, combatem doenças de todos os tipos e garantem o equilíbrio do corpo.

Ao inserir os alimentos funcionais na dieta diária, a pessoa deve também buscar outros hábitos saudáveis, como eliminar os alimentos industrializados na sua rotina, beber muita água e ficar longe de frituras, sal em excesso e doces, além de praticar exercícios e não fumar.

O certo é trocar os alimentos ruins por alimentos funcionais em todas as refeições. Mas se isso ainda é difícil, é importante consumir pelo menos uma porção grande ou média destes alimentos diariamente. Para cria um cardápio com alimentos funcionais, procure um nutricionista de sua confiança.

Alimentos funcionais e seus benefícios

Veja agora alguns benefícios dos alimentos funcionais por objetivo:

  • Emagrecimento e perda de peso: prefira aqueles alimentos que aceleram o metabolismo, como chá verde, gengibre, canela, óleo de coco extra virgem, pimentas, orégano, açafrão, batata-doce, etc. Há no mercado temperos naturais compostos que não possuem a adição de sal – são muito eficientes para combater a retenção de líquidos. Consuma também os cogumelos naturais (sem conservantes).

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  • Acne e problemas cutâneos: opte pelos alimentos cicatrizantes e anti-inflamatórios, como ômega 3, alho, cebola, rabanetes, açafrão, azeite de oliva extra virgem, cerejas e abacate. Evite a soja.
  • Envelhecimento precoce: consuma as proteínas magras, os alimentos ricos em antioxidantes, como o resveratrol, presente no suco de uva integral e vinho tinto (prefira os orgânicos e sem adição de açúcar), chá verde, goji berry, todas as folhas verdes escuras, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e frutas vermelhas.
  • Unhas e cabelos: Alimentos ricos em zinco e magnésio, como carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, todas as folhas verdes escuras (brócolis, couve, rúcula, etc.), beterraba, cenoura, nozes, carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar, entre outros.

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  • Celulite: corte o sal, o açúcar, a ingestão de carboidratos complexos (integrais), e de alimentos que causam inflamação, como o glúten. Beba chás diuréticos, como cavalinha, chá verde alcachofra, e alimentos ricos em silício, como alfafa, broto de bambu, aveia, pepino, rabanete e espinafre. Beba muita água e faça exercícios físicos.

Imagens: Pinterest.

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