Conheça as Vantagens e Desvantagens do Copinho Menstrual

E aí, você já ouviu falar do copinho menstrual? Essa é uma novidade que está sendo cada vez mais aderida pelo público feminino, trata-se de um copo feito em material especial para coletar a menstruação, sendo responsável por substituir os absorventes convencionais e podem ser higienizados e usados várias vezes.

O copinho menstrual tem atraído a atenção de muitas mulheres, mas ainda há quem resista à essa novidade pelo fato de não saber quais são as suas vantagens e as desvantagens.  Esse é o seu caso, está em dúvida quanto a testar este novo produto? Conheça abaixo as vantagens e desvantagens do copinho menstrual:

O Que é o Copinho Menstrual:

C1

O copinho menstrual é um produto em formato de taça de uso intravaginal, que deve ser colocado no interior da vagina para a menstruação. O produto é feito em silicone cirúrgico, que serve para preservar a saúde da mulher. Este artigo não é exatamente novo, tendo sido inventado em 1930, tendo como objetivo coletar em vez de absorver o sangue menstrual.

 

Vantagens do Copinho Menstrual:

Studio shot of woman hands holding a standing menstrual cup, on white background.

– Saudável

O copinho menstrual é saudável, sendo fabricado a partir de materiais hipoalérgicos, que evitam alergias e irritação para as mulheres. Ao contrário dos absorventes comuns, os copinhos menstruais não possuem aditivos químicos, sendo menos prejudiciais para a saúde feminina. Além disso, o sangue é mantido em vácuo, o que evita a proliferação de bactérias.

– Confortável

Uma das principais dúvidas das mulheres interessadas em usar o copinho menstrual é se o objeto é confortável. Pois bem, o artigo foi desenvolvido para se encaixar perfeitamente à anatomia da mulher, vedando todo o canal vaginal para evitar que o sangue vaze. Ao usar o copinho menstrual, você pode se exercitar e fazer as suas atividades cotidianas normalmente.

– Econômico

O copinho menstrual é econômico porque pode ser usado por anos. O preço de uma unidade desse produto pode equivaler a três pacotes de absorventes, tendo a vantagem de que poderá ser usado por mais de 12 meses, basta lavar e higienizar corretamente.

Ecológico

Ao contrário dos absorventes convencionais que são descartados após o uso, o copinho menstrual é ecológico, visto que é feito em um material durável para ser usado por anos, evitando o uso dos plásticos utilizados nos absorventes comuns e diminuindo a degradação da natureza.

Desvantagens do Copinho Menstrual:

c4

– Não é Indicado Para Adolescentes

O copinho menstrual não é indicado para adolescentes na primeira menstruação e mulheres virgens, pois elas têm mais sensibilidade na região da vagina. O item também não é recomendado para quem deu à luz há pouco tempo ou tem má formação vaginal, pois pode sofrer com dores e desconfortos.

– Dificuldade Para Colocar Corretamente

Assim como acontece com o absorvente interno, as mulheres também podem encontrar certa dificuldade para colocar o copo menstrual corretamente. Geralmente, isso ocorre nas primeiras tentativas de uso, sendo recomendado encontrar a melhor posição para inserir o item e as melhores formas de dobrar o coletor.

– Cólicas Menstruais

Apesar de ainda não ser comprovado cientificamente, há mulheres que relataram o aumento das cólicas menstruais depois de começarem a usar o copinho menstrual. Muito provavelmente, este problema pode ser relacionado ao uso incorreto do coletor.

 

Facebook Comments

Você pode gostar

compartilhe
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta