Conheça os riscos das dietas da moda

mulher com fitras metricas enroladas em garfo como macarrão  Tudo no salto vem dar a vocês dicas de saúde. Muitas pessoas, especialmente as mulheres, têm o desejo de emagrecer, e acabam recorrendo a métodos que podem comprometer a saúde, como as dietas da moda. A cada estação ou ano, são lançadas novas dietas da moda que logo fazem sucesso na mídia, mas que não são recomendadas pelos médicos e nutricionistas. Dieta da lua, dieta da sopa, dieta da linhaça, entre muitas outras, não funcionam e prejudicam a saúde.

Quando uma dieta da moda é lançada, logo nos deparamos com as promessas “perca até 6 kilos por mês com a dieta da lua”, “ emagreça até 3 kilos em uma semana com dieta detox”e muitas outras. Exemplos de dietas da moda não faltam, e todas elas tem algo em comum: a promessa de emagrecimento em pouco tempo e sem muito esforço. Mas se as dietas da moda não funcionam, como elas ficaram tão conhecidas?

boca tatada com fita métricas

Na realidade nenhuma pessoa consegue viver a base de uma dieta restrita, que proibi o consumo de alimentos essenciais. São raras das pessoas que conseguem, por exemplo, comer ração humana todos os dias e não enjoar, viver ser nenhum carboidrato, enfim, as pessoas precisam de alimentos básicos que são essenciais para a saúde. E quando uma pessoa faz uma dessas dietas da moda, acaba engordando novamente, assim quando volta a consumir os alimentos que eram proibidos.

Os riscos das dietas da moda

O desejo de perder peso pode ser tão grande, que faz com que muitas pessoas prefiram seguir dietas da moda, ao invés de procurar um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar. Geralmente, essas pessoas são estão psicologicamente preparadas para o emagrecimento. Dessa forma, seguir um cardápio desequilibrado que promete resultados e poucas semanas, acaba se tornando bem mais atrativo do que uma reeducação alimentar que exige mais paciência.

Você sabia que é possível emagrecer, sem privar-se de nada? Essa é uma promessa totalmente diferentes das dietas da moda. Para perder peso sem precisar deixar de comer uma série de alimentos, é preciso buscar equilíbrio. Quando a pessoa está realmente disposta a corrigir seus hábitos alimentares e adotar uma vida mais saudável, sem dúvidas ela conquistará resultados satisfatórios e duradouros.

mulher segurando uma maçã e noutra mão um bolo

Outra fator negativo das dietas da moda, é que elas podem deixar a pessoa com um sentimento de fracasso. Já que aqueles quilos que vão embora facilmente, também voltam rapidamente em pouco tempo, deixando uma sensação de derrota. Com isso, também ocorre o famoso efeito sanfona que incomoda milhões de pessoas.

Riscos das dietas da moda à saúde

Falamos de todas as desvantagens de seguir uma dieta da moda, agora iremos falar um pouco dos riscos que ela pode trazer a saúde. Como já sabemos, essas dietas da moda, além de não garantirem o emagrecimento prometido, ainda podem gerar sérias consequências. Os problemas podem aparecer porque essas dietas eliminam o consumo de determinado grupo alimentar, exagerando na ingestão de outros, causando um desequilíbrio no organismo. E esse desequilíbrio pode resultar em alguns quilos extras.

mulher segurando sorridente um prato de salada

As dietas da moda também não são indicadas porque não possuem todos os nutrientes essenciais no cardápio. O nosso organismo necessita de uma grande variedade de nutrientes para manter-se saudável e mesmo quando se quer emagrecer, é preciso respeitar as necessidades do corpo. Por isso, é fundamental manter uma dieta com um grande variedade de alimentos que ajudam a acelerar o processo de perda de peso.

A famosa dieta do carboidrato ou da proteína, por exemplo, fazem mal pois não oferecem o equilíbrio nutricional. Quem segue esse dieta pode ter alguns efeitos indesejáveis como indisposição, tonturas, desaceleração do metabolismo, dores de cabeça entre outros sintomas. A falta de carboidrato no organismo, é muito perigosa, já que ele é um dos maiores responsáveis pela produção de seretonina, mas conhecido como o hormônio da saciedade.

Agora que você já sabe os riscos das dietas da moda, antes de começar qualquer dieta, procure um médico ou nutricionista.

Para mais cuidados neste verão leia: Hidratação e saúde da  pele, cuide-se neste verão!

Facebook Comments

Você pode gostar

compartilhe
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta