Todos os anos a gente faz uma postagem sobre o outubro para lembrar as mulheres da importância do auto exame de um acompanhamento da aparição de qualquer corpo estranho na mama. Porém preciso dizer que este foi um ano diferente para mim.

Uma pessoa muito próxima foi diagnosticada com câncer de mama  cerca de um ano atrás. Incrivelmente ela fazia exame preventivo todos os anos no ano de  2015 a apareceu na radiografia uma carocinho na radiografia, mas a médica do plano de saúde disse que era uma calcificação. Já no ano de 2016 ela se apalpando sentiu ali a presença daquele corpo estranho, o que uma biopsia veio logo após a diagnosticar como câncer.   Na época foi um grande baque a todos, mas não havia muito a ser feito a não ser correr atrás dos cuidados. Foi um ano puxado, por ter um tempos mais maleável estive com ela em 98% de todo o tratamento.

Conheci muitas mulheres e homens em tratamento e vi algumas destas pessoas em tratamento se perdendo no processo. Conheci pessoas que haviam acabado de descobrir a doença e outros os quais já estavam na luta a algum tempo. Mulheres com 19 anos, grávidas em suma mulheres de todos os tipos e em todas faixas etárias.   Haviam também aqueles que estavam em remissão (tiveram cura) e estavam ali porque faziam o acompanhamento. Foi um anos incrível no qual cresci como individuo aprendendo a lidar com uma das grandes lutas da vida. Felizmente a pessoa a qual acompanhei teve um bom desenvolvimento no tratamento, já foi operada e encontra-se em plena recuperação. E vale ressaltar que todo o seu tratamento foi feito em hospital público e pelo SUS. 

É por isso que venho a dizer a todas as leitoras deste espaço:   A luta contra o câncer não é um jogo fácil, mas tão pouco é um jogo já perdido. Tenham fé, apoiem seus amigos, parceiros, parentes juntos vocês iram conseguir vencer, como nós vencemos. Se você esta ou conhecer alguma mulher que tenha descoberto a doença apoie, tenha fé e continue os tratamentos hoje em dia são muito eficazes. Vale muito ressaltar que quanto antes for descoberto melhor será o desenvolvimento do tratamento. Por este motivo é tão importante que você faça o auto exame, sempre. Lembre-se de estar sempre atentas a qualquer caroço que venha a aparecer em seus seios. Deixo por fim um grande abraços a toda a equipe do Hospital Alberto Cavalcante MG, que foram maravilhosos durante todo esse processo. Deixo aqui o  canal aberto caso queira comentar ou contar seu caso.

comente com Facebook

Você pode gostar

compartilhe
Show Buttons
Hide Buttons