Eram os anos 90 o grupo humorístico Casseta & Planeta estava em alta, com sua irreverência e suas piadas clichê. Naquela época eu com meus 15 anos não possuía tanto discernimento quanto hoje. Era  ainda muito caseiro e minha relação com o mundo era escola, TV e rádio já que não fui muito de ficar pelas ruas.

E foi assim entre rádio e TV que conheci a música Mãe é mãe, do Casseta & Planeta naqueles tempos parecia só algo divertido para se rir, mas recordando da música estes dias fiquei pensando em como ela poderia ter me passado errado uma noção  distorcida da realidade, pelo seu cunho machista. A música trás a ideia de que todas as mulheres são vacas, exceto claro sua mãe. A música descreve situações em que a mulher age da forma contrária ao que o homem esperava dela. A ideia de que quando bem tratada a mulher não corresponde. É verdade que existem algumas pessoas, tanto mulheres quanto homens, que se acostumaram de tal forma a mal tratos que acreditam que isto a forma da pessoa amar, ou simplesmente amam de forma tão profunda que aceitam, ou tem grandes dificuldades de sair de relações abusivas. 

Devemos recordar que o Casseta & Planeta é conhecido por sua veia cômica e crítica. Olhando por este lado poderíamos talvez dizer que a música faz um coro contrário a esta ideia. Ainda porque para mostrar que ela não tem nada de seria há um imitação de Tim Maia, feita por Bussunda um antigo integrante da trupe de comédia hoje já falecido.  Li recentemente um artigo de Nina Lemos na Revista TPM intitulado: Mulher é tudo vaca

 

No texto ela falava de um livro de uma autora americana, Elizabeth Hilts. Descubra sua vaca Interior – Manual da mulher poderosa; vaca aqui é a mulher livre, a mulher que faz o que quer e não aquilo que o homem espera dela. Pensando por este lado talvez toda a mulher deveria ser um pouco vaca.  Claro entendo que absorver nomes de animais pode ser um bocado ofensivo, mulheres, mas talvez ser livre seja deixar que digam o que quiserem, mas saber exatamente quem você é. Neste ser considerada uma vaca poderia ser um avanço.  Sem mais deixo abaixo essa preciosa pérola  do Casseta & Planeta para que tirem suas conclusões e deixem sua opiniões. 

 

 

 

 

 

Mãe é Mãe

Mãe é mãe, paca é paca!
Mãe é mãe, paca é paca!
Mãe é mãe, paca é paca!
Mãe é mãe, paca é paca!

Mas mulher… Mulher… NÃO!
Mulher é tudo VACA!
Mas mulher… Mulher… NÃO!
Mulher é tudo VACA!

Se você quer namorar
Ela quer ser sua amiga
Se você telefone e é que ela nem te liga
Mas se você joga duro
Quando cruza por ela
Finge que não vê
Aí ela fica de quatro
Te pede um sapato
Quer casar com você

Vocês já saíram dez vezes
E até que foi bem legal
Mas ela não quer compromisso
Ela não quer ser casal

E quando você menos espera
Ela volta pro ex-namorado
Um cabra safado, pulha e ordinário
De quem ela falava mal… uaaaau!

comente com Facebook

Você pode gostar

compartilhe