Na última quarta feira a 19/10/2016 Argentina parou por causa da greve geral das mulheres. Elas foram as ruas pedindo o fim da violência contra a mulher. Após o estupro e a morte de uma garota de 16 anos (Lúcia Perez) Na Argentina, cerca de 235 mulheres são assassinadas todos os anos.  Isto significa que cerca de  20 mulheres são assassinadas todo mês. É um absurdo que em pleno Séc 21 as mulheres ainda precisem ir as ruas e pedir para não serem mortas, ou violentadas.   E estamos falando somente de Argentina, mas em todo o mundo a violência contra a mulher é algo comum.  No Brasil a cada duas horas uma mulher sofre violência., são 12 mulheres por dia, 360 por mês e 4320 mulheres por ano, sofrendo  algum tipo de violência. Ainda são necessárias que se faça campanhas que atentem para os direitos da mulher  de todos os tipos em favor da mulheres como está da Global goals:

Toda esta discussão me faz pensar se somos mesmo uma sociedade evoluída? A mulher ainda é tratada socialmente como subalterna, inferior, ou  incapaz. Muitas vezes recebendo menores salários, ou funções de menor importância.as mulheres ainda são medidas apenas por seus aspectos físicos. A maioria das vezes a beleza de uma mulher e colocada acima de sua capacidade de intelectual, ou de  realização. Isto principalmente na mídia, onde por exemplo a maioria dos programas de auditórios ainda tem belas dançarinas aparecendo na telas, sempre usando roupas curtas ou coladas para mostrar a exuberância de seus corpos.

bailarinas-do-fautaofeminicídio

Apesar de muitas vezes estas mulheres terem formação acadêmica e múltiplos conhecimentos, não são estas qualidades que são mais valorizadas. Na verdade o importante é que elas saibam  dançar e sejam belas e exuberantes. Tudo isto contribui para que as mulheres sejam vistas apenas pelo lado sexual. Um claro o problemas de uma sociedade que ainda não aprendeu a separar as coisas. É preciso que os homens vejam as mulheres para além da necessidade e  do coito, para além da objetificação. A função social das mulheres não é satisfazer seus pares, não é cuidar dos filhos e da casa, isto são funções que ela pode exercer, mas nós homens também o podemos. Homens não são seres superiores, este é um conceito de macho alfa e é ele que trás as violências e as diferenças e violências sociais contra as mulheres.

  Além disso dentro do meio social  muitas vezes elas tem pouca representatividade dentro da política. E isto acontece porque muitas mulheres não acreditam que a mulher deve se envolver com politica. Para muitas o lar e os filhos são e devem ser sempre obrigação da mulher. Este pensamento reverbera muitas vezes a ideia de que a mulher deve permanecer em casa e que se ela se expõe e culpada dos males que lhe acontecem. Tudo isto contribui cada vez mais para a manutenção da chamada cultura do estupro.  Não se iluda, com aqueles que dizem ao contrário, a cultura do estupro existe. Quando você diz que o que aconteceu a vítima é pela roupa que esta usava, ou por estar em local inapropriado você esta dizendo que ela é culpa pelo crime que foi cometido por outra pessoa. Sendo assim não há diferença em dizer que a estuprada é culpada, que o assaltado é culpado, que o assassinado é culpado. Mas pense, a vítima nunca deve ser culpada pelo crime sofrido.


Já falamos aqui em Estupro; A culpa é da mulher? que este fato não tem o menor sentido. Já denunciamos também em Sobre estupro e Jair Bolsonaro,  e também em Sobre Lady GaGa e documentário sobre estupro.

violencia-contra-a-mulher-feminicidioHoje dia 25/10 as mulheres vão mais um vez se reunirem e se posicionar contra o feminicídio, compartilhe este ideia com sua amigas e preciso que todas se unam contra este mal só será possível unidos. Se você é  e leu este artigo até aqui repense a forma que trata as mulheres. Se você ainda e ainda acredita que a função das mulheres é servir aos homens. repense seus conceitos. A violência contra as mulheres tem que acabar e isto também esta em suas mãos. Comente deixe sua opinião. 

comente com Facebook

Você pode gostar

compartilhe
Show Buttons
Hide Buttons