Novelas, afinal por que as mulheres gostam delas?

Em-Família-2-cortadaOs homens tem o costume de falar que novela é coisa de mulher. E muitos homens também assistem, mas são poucos os que o confessam. Isso porque o homem aprende a ser mais dura, frio e a não ligar para bobagens, não que as novelas sejam bobagens, mas no julgamento de um indivíduo machista, elas não são interessantes.

No pensamento deles, novelas são bobagens, trazem sempre as mesmas histórias, os mesmos problemas e, claro, o final feliz. Porém, nem sempre as histórias da vida acabam com um final feliz, ao menos isto é o que eles pensam.

Além disto, elas podem ter uma grande influência sobre o público na divulgação de produtos – moda, carros, alimentação – e opiniões que as pessoas têm sobre muitas  coisas. Isso se dá porque fazem parte dos meios de comunicação e mídia e nada nestes está livre de provocar mudanças. Aliás, para um certo grupo, como anunciantes, é importante que causem mudanças, mas esse post não tratará disso.

Porque mulheres gostam de novela?

2jul2013-elenco-da-nova-versao-de-chiquititas-se-reune-durante-apresentacao-da-novela-em-sao-paulo-1372787725113_956x500

Observando a forma como as novelas são feitas, podemos perceber muitas variações. Algumas são mais sérias, outras bem mais dramáticas, os personagens muitas vezes tem exageros em seus estereótipos e claro muitos clichês. Ainda assim afirmo que o foco não é simplesmente o final feliz. Na verdade, o final das novelas nem importa tanto. Já sabemos que os casais se formarão, que haverão casamentos e filhos em seu final. A importância das novelas se encontra no seu percurso, ou seja na história que é contada. É interessante que muitas questões podem ser expostas ou discutidas a partir desse ponto tornando-as algo sempre atual e apontando para certos problemas, ainda que nem sempre da melhor forma.

O que faz com que mulheres, crianças e homens fiquem tão hipnotizados do primeiro ao último capítulo das novelas? A resposta é simples: as relações que nelas acontecem.

As mulheres se importam com a relação e dão atenção à esta questão. Aprenderam a se preocupar muito mais com os elos existentes entre as pessoas do que com o simples resultado final dos acontecimentos.  Por isto, muitas vezes, as mulheres são tidas como pegajosas, mas elas desejam sentir profundamente o que estão vivendo.

As novelas buscam mostrar os problemas das relações, por mais que para alguns possam parecer  enfadonhos, repetitivos e/ou exagerados. E estes, mesmo que com certa dose de exagero, são espelhados em relações reais, muitas vezes confusas, mas apaixonadas, erradas, essenciais à vida de quem as vive. É o drama da vida humana representado na telinha. Como a grande vantagem que a maioria das vezes será possível que tudo dê certo. Todos serão felizes e os vilões receberão o castigo merecido, mesmo que este seja redimir-se com aqueles a que tanto fizeram mal.

103923-700x487

Então, meu caro, se não gosta muito de novelas tente analisá-las com esse olhar, pode ser que faça grande diferença na forma com que você vive com seus amigos e com a sociedade. E não digo isso relacionados apenas às novelas, quando você presta atenção nas coisas ao seu redor e nos elos existentes entre as pessoas, pode mudar e, quem sabe, construir uma continuação mais feliz de sua própria vida.

Mais sobre novelas: Resumo de novelas

Gostou ? compartilhe, curta nosso face, Twitter, comente abaixo, comente com amigos e amigas Não gostou? Fique a vontade para deixar sua opinião também.

Facebook Comments

Você pode gostar

compartilhe
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Assistindo ao filme Lisbela e o Prisioneiro, há mais de dez anos, a mocinha narrava ao noivo o que iria acontecer no filme que estavam assistindo. A certa altura, o noivo perguntou: “Se você sabe tudo o que vai acontecer, porque você assiste?” Ao que ela respondeu: “não importa o que vai acontecer, mais sim como vai acontecer”
    E é assim com as novelas. O como é o que chama a atenção, é o que nos dá argumento para conversar, é o que nos mostra como são os meandros das relações. É o como que dá o gostinho de “quero mais” para a nossa vida.

    Reny Feres
    Coach de Desenvolvimento Humano e Estilo de Vida
    Criadora do Clube da Novela
    bit.ly/clubedanovela

    • Gratos pelo comentário! Você disse tudo. Mesmo que saíbamos como acaba, desejamos saber os nuances o desenrolar das ações e das relações. O resultado não necessariamente resolve o problema, importante é todo o espaço de tempo que há nele e o que transcorre dentro do mesmo.

Deixe uma resposta