Os filmes e as mulheres. Afinal existe um cinema feminino?

audrey

Será que existe cinema  voltado ao publicop feminino ? Uma pergunta que me intrigou quando resolvi escrever esta coluna. Que existe uma miríade de filmes de todos os tipos é indiscutível. Afinal o cinema não se resume apenas ao que passa nas salas dos shoppings. Não, leitora, saem milhares e milhares de filmes todos os anos e durante o ano todo. A grande diferença é que nem todos eles chegam aos nossos país, e dos que chegam nem todos vão para as grandes salas de cinema. Ainda nessa leitura quantos destes filmes são feitos para o público feminino? E por favor, não falo apenas de romances apaixonantes, mas de filmes com os quais o público feminino possa se identificar de algum modo. Muitos filmes têm mulheres em seu centro, mas isso não necessariamente significa que é voltado para este público. As mulheres no cinema ainda são tratadas como objetos, troféus, em filmes de ação, por exemplo, onde a exuberância dos corpos e colocada como foco mesmo quando as personagens demonstram ter tanto conteúdo, quanto beleza. Cenas que exemplificam com clareza tal afirmação são as cenas de Megan Fox olhando o motor do carro em Transformers 1, ou mesmo como algumas mulheres se oferecem como prêmio em Velozes e furiosos.

 

megan fox trandormers

A quem acredite que isto não é culpa do cinema, mas sim da sociedade de papeis hierarquizados e de uma mentalidade antiquada que vigora desde tempos antigos. Independente da culpa, estes com certeza não são filmes que compreendem, ou ao menos não desejam representar a alma feminina. Aqui falamos sobre quastão da representação, afinal nem sempre as mulheres se sentem representadas pela personagem que aparece na tela. 

E existem filmes que desejam fazer esta representação?

Sim claro há filmes, para o público feminino, talvez não seja o cinema dos block buster’s e grandes públicos, mas com certeza são filmes que merecem ser assistidos. E esta é nossa intenção aqui trazer análises sobre filmes onde mulheres são apresentadas no plot central. E que sejam valorizadas. Mas claro, para que esta missão de trazer e falar destes filmes que tratam do público feminino nós vamos precisar da ajuda de vocês. Afinal este espaço é para compartilharmos sobre os caminhos femininos na sétima arte, e um caminhos que não se deve ser trilhados sozinhos.

Assim se você tem a dica de algum filme que acredita que represente as mulheres mande para [email protected]

Se gostou deste post comente abaixo, curta nossa fan page e claro compartilhe com sua amigas. 

Facebook Comments

Você pode gostar

compartilhe
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta