Você já sabe qual é o perfume que melhor lhe define? Usa apenas um ou prefere variar conforme a ocasião? A perfumaria é uma arte maravilhosa e milenar que permite que as pessoas se expressem através do cheiro. Veja os diferentes tipos de perfume, como usá-los e como escolher o seu.

Você sabia que mesmo que duas pessoas usem o mesmo perfume, cada uma terá um cheiro diferente? Isso porque o perfume é uma substância química que reage de forma distinta em cada corpo. E mesmo que a sua amiga use aquele mesmo perfume fantástico que você, o seu cheiro será único.

Perfume

Assim, podemos dizer que um perfume é uma forma de identidade. Mas muitas pessoas passam a vida buscando o perfume ideal, provando e usando fragrâncias que não definem muito bem o seu estilo e personalidade. Você já encontrou o seu? Aquele cheirinho que ama e define quem você é?

Se já encontrou ou se ainda está buscando um perfume que lhe identifique, veja agora, em linhas gerais, alguns tipos de perfumes, linhas olfativas e exemplos para você provar e amar!

Como é composto um perfume

Um perfume é um “blend” (mistura) bem feita e única. Em geral, você sente os traços desta mistura em três etapas.

  • Notas de Saída (ou de cabeça): São as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Duram poucos minutos na pele.
  • Notas de Coração (ou corpo): É a lama do perfume. Evaporam mais lentamente e dão personalidade à fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele.
  • Notas de Fundo (ou base): São as que fixam intensamente e são as últimas a sumirem.

Tipos de perfume

Os perfumes variam conforme a sua concentração:

  • Eau de Cologne: Neste caso, as notas de cabeça são mais presentes, o que dá uma maior sensação de frescor. São mais suaves e duram pouco. É preferível que se use ao pós-banho. Possuem apenas de 3% a 5% de essência.
  • Eau de Parfum: É sutil, mas dura o dia todo, com essência entre 10 e 15%.
  • Eau de Toilette: A base evidencia as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%. É um perfume que dura mais.
  • Extrato, Perfume ou Parfum: É produto mais nobre da linha, e são os mais caros também. É aquele tipo de perfume para usar só uma gotinha, pois é mais concentrado. Possui em torno de 15% a 20% e álcool 96%, durando na pele entre 12 a 20 horas.

Tipos de Fragrância

Tem sempre uma fragrância que se sobressai à mistura que compõe o perfume. É por este traço que escolhemos o nosso perfume preferido. Qual o seu?

  • Âmbar: São os envolventes “orientais”, com notas sensuais e femininas, mas que possuem uma personalidade sem igual. Em geral possui especiarias, musk e baunilha na sua composição. O Hypnotic Poison da Dior, sedutor que só ele, é um exemplo de perfume oriental.

Perfume

  • Amadeirados: Possuem notas de sândalo e o patchuli, madeiras como o cedro e o vetiver, e ainda notas cítricas e de lavanda, por exemplo. O Sensuous da Estée Lauder e o Azarro (da Azarro) é um exemplo desta linha.
  • Cítricas: São feitos com óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja. As primeiras Águas de Colônia são um exemplo deste tipo, bem como o Tommy Girl da Tommy Hilfiger e o CK One da Calvin Klein.
  • Chipre: Possui acordes de patchuli, da bergamota e da rosa. É fresco e marcante ao mesmo tempo. Mistura madeira e notas leves. São exemplos de Chipre o Coco Mademoiselle da Chanel, o Very Irresistible L’Intense da Givenchy e o delicioso Miss Dior.

Perfume

  • Couro: Tenta reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco. Mas com algumas misturas mais femininas, se torna um perfume bem sedutor. São mais masculinos, como o Déclaration da Cartier e o Tuscan Leather da Tom Ford.
  • Filifolhas: Possuem essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio, algas marinhas, etc. São leves e frescos.
  • Floral: São os mais fiéis às flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeído, floral amadeirado, floral frutal, entre outros. São exemplos o Lola da Marc Jacobs, o eterno Chanel No. 5 e o Insolence Blooming Edition da Guerlain.
  • Frutal: Lembram os aromas das frutas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral. São femininos e sedutores, como o Midnight Fantasy da Britney Spears.

Perfume

  • Gourmand: São considerados orientais, mas mais docinhos e apetitosos, que remetem a uma verdadeira sobremesa. São muito femininos, como o La Vie Est Belle da Lancôme e o fabuloso Angel da Thierry Mugle.

Comente abaixo: qual o seu perfume preferido? Qual você indica para as suas amigas?

comente com Facebook
compartilhe
Show Buttons
Hide Buttons