Valesca vilã ou heroína dos direitos da mulher ?

Em uma conversa recente com amigos surgiu a discussão sobre a função social de Vaslesca Popozuda, recebi a ideia de que ela é na verdade uma defensora dos direitos femininos. Inicialmente vi algumas mulheres a mesa em levante contra tal afirmação, em frases como a letra é podre, ela só que aparecer, ela denigre a imagem da mulher.

Claramente foram estas ditas por mulheres que não se sentem representadas pela loura do funk, possivelmente por questões relativas ao gosto musical e muito menos por conhecer profundamente o que Valesca fala. Felizmente não me deixo vender por opiniões e prefiro me guiar a partir do olhar de alheio, as novas informações antes de tirar conclusões. Também já vi várias mulheres defendendo Valesca como uma defensora dos direitos femininos.

É uma questão de liberdade, da mulher fazer aquilo o que desejar, com seu corpo.

O que trás e esta discussão em um ponto interessante:

Afinal Valesca Popozuda representa ou não a liberdade feminina?

E então me cai no colo um clipe de Valesca financiado pela NetFlix intitulado Minha *poussey é o poder. E não foi preciso muito da música para perceber um grito feminista de liberdade e uma crítica a sociedade. Sempre de forma confusa e conturbada como parece ser a base do funk. Claro isto não canoniza a funkeira, nem retira delas todos os pecados, mas duvido que o sonho da moça seja ser vista como santa, e como este não é um blog religioso mesmo sem problemas. O clipe serve propaganda para a nova temporada de **Orange is the new Black que estreou no dia 12/06/2015. ( Laranja é o novo preto) série produzida pela NetFlix . O clipe não possui palavrões marca forte nas letras de Valesca, mas mantém o mesmo teor crítico sobre a liberdade feminina.

É importante lembrarmos que Valesca já foi ironicamente chamada de pensadora em uma prova de filosofia. Ato que gerou muitas discussões nas redes sociais.

Valesca pensadora

A loura recebe críticas e aplausos de mulheres de públicos diversos. Em 2013 as mulheres do funk, em principal Valesca foram objeto de estudo em uma tese de mestrado da aluna Mariana Gomes uma tese sobre o feminismo em tempos contemporâneos. Mariana ficou em segundo lugar em uma universidade do RJ e foi motivo de discussões em telejornais recebendo duras críticas da apresentadora Raquel Sheherazade. Logo abaixo

Tese Valesca Popozuda

A qual respondeu de forma bem irônica.

Resposta a Raquel Sheherazade

 

Diante disto tudo nos cabe saber a sua opinião. Para você Valesca é vilã, ou mocinha ?

Representa ou denigre as mulheres?

Abre espaço para a liberdade das mulheres, ou perverte o sentido de liberdade?

Responda comente nós queremos saber o que vocês mulheres pensam sobre este assunto. Deixe abaixo sua opinião e ajude nos a construir a verdadeira liberdade feminina.

* poussey: Na gíria comum americana pussy, determina o órgão genital feminino, na serie (abaixo descrita) Poussey é o nome de uma das detentas.

** Orange is the new Black: conta a história de Piper uma garota que é presa por ter tido um envolvimento amoroso com um traficante, anos atrás. Condenada a 15 meses de reclusão em uma penitenciaria feminina a partir daí laranja será o básico em sua vida nos próximos meses.

Facebook Comments

Você pode gostar

compartilhe
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta